Escudo azulino - Crédito: Reprodução/Redes Sociais do Clube
Escudo azulino - Crédito: Reprodução/Redes Sociais do Clube

Copa Norte 2026: formato, novidades e tudo sobre o retorno da competição

A Copa Norte está voltando, mas de uma forma diferente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a sua volta nesta quarta-feira, dia 1º, durante uma reunião na sede da entidade. Participam da disputa seis estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Na nova configuração, a Copa Norte será uma das duas partes que compõem a reformulação da Copa Verde. Ela passa a ser um torneio independente, reunindo 12 times da Região Norte.

A competição deve começar em 25 de março de 2026 e terminar em 7 de junho do mesmo ano, quatro dias antes do início da Copa do Mundo.

Ao todo, doze times vão competir pelo título. Cinco das seis federações terão duas vagas garantidas: uma para o campeão estadual e outra para o vice ou para quem vencer um torneio seletivo específico de cada estado. Além disso, a equipe melhor colocada no ranking entre os estados participantes ganhará uma terceira vaga na competição.

CBF - Crédito: Reprodução/Site oficial Lex Editora
CBF – Crédito: Reprodução/Site oficial Lex Editora

Os 12 times serão divididos em dois grupos de seis equipes cada. Cada time jogará pelo menos cinco partidas na fase de grupos. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão partidas de um só jogo. Depois, os vencedores dessas partidas passam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. A final da Copa Norte também terá dois confrontos.

Com esse formato, os finalistas da Copa Norte farão um total de 10 jogos. E o time que vencer a final, que também disputa a decisão da Copa Verde, terá 12 partidas ao todo.

Nesse novo modelo, cada clube garante pelo menos cinco jogos na competição. Antes, era comum times serem eliminados logo na primeira partida, o que tornava o torneio mais imprevisível. Agora, o calendário do torneio é fixo, diferente do passado, quando as datas variavam ao longo do ano.

Novo calendário da CBF redefine protagonismo do futebol fora do eixo Sul-Sudeste FOTO: @rafaelribeirorio / CBF

De acordo com a CBF, os clássicos regionais terão destaque e ajudarão a valorizar o torneio. Além disso, o campeão da Copa Norte garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil do próximo ano.

Campeões da Copa Norte

  • 1997: Rio Branco-AC (venceu o Remo na final);
  • 1998: Sampaio Corrêa (venceu o São Raimundo-AM nos pênaltis);
  • 1999: São Raimundo-AM (venceu o Sampaio Corrêa nos pênaltis);
  • 2000: São Raimundo-AM (venceu o Maranhão na final);
  • 2001: São Raimundo-AM (venceu o Paysandu na final);
  • 2002: Paysandu (venceu o São Raimundo-AM na final).