Remo
(Jorge Luís Totti/Paysandu)

Clássico com propósito: Remo e Paysandu abraçam a luta contra a crise climática

Tradicionais rivais em campo, Paysandu e Remo unirão forças contra um inimigo em comum na terça-feira (14), às 19h30: a crise climática. O Clássico Rei da Amazônia foi o evento selecionado para dar início à campanha do Terra FC na Série B do Campeonato Brasileiro. Essa iniciativa global visa alertar sobre os perigos que a crise climática representa para o esporte e para o planeta, faltando menos de um mês para a COP 30.

(Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu)

O alerta é fundamentado em dados. De acordo com um estudo do Terra FC, em colaboração com a consultoria internacional ERM, os dois principais clubes do Pará enfrentam um alto risco de graves inundações e incêndios florestais nos próximos 25 anos. Estima-se que esses eventos extremos resultem em uma diminuição no valor de mercado da dupla de R$ 50 a R$ 55 milhões durante o período.

Fotos: Jorge Luís Totti/Paysandu – Samara Miranda/Remo

Os prejuízos financeiros não se limitam apenas aos efeitos nas atividades das equipes e no progresso dos campeonatos. Também incluem danos à infraestrutura dos estádios, elevação dos custos de manutenção, diminuição da bilheteira e das premiações, entre outros aspectos.

Cezar Magalhães / Arquivo

Remo e Paysandu estão entre as equipes que correm os maiores riscos de diversos tipos de eventos climáticos extremos neste período, junto com Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama (Rio de Janeiro) e Athletic Club (São João del-Rei, Minas Gerais).

“Não há futebol sem natureza. O Re-Pa é um dos maiores clássicos do país e leva a paixão de milhões para as arquibancadas, bares, redes sociais e comunidades. Ter Remo e Paysandu juntos em campo por essa causa mostra que o futebol paraense entendeu o tamanho da responsabilidade que temos diante do planeta – e o que está em jogo para o esporte”, afirma Ricardo Calçado, diretor do Terra FC.

No Re-Pa, os jogadores entrarão em campo usando bonés com o logotipo do Terra FCs, e serão exibidos banners de conscientização ambiental. A campanha incluirá ações de mídia durante as transmissões e materiais educativos nas pausas técnicas e no intervalo do jogo.

O jogo marcará o início oficial de uma série de ações nacionais da campanha, que culminarão no espaço do Terra FC na Casa Ted Countdown, o espaço oficial do futebol na COP30, em Belém.