Wagner Santana / O Liberal

Sem depender de ninguém, Remo sabe o que tem que fazer para subir para Série A

O Remo entra na fase final da Série B do Campeonato Brasileiro vivendo sua melhor fase do ano. Com cinco vitórias seguidas, a maior sequência do time até agora, o Leão ocupa a 4ª posição, com 54 pontos, e voltou a disputar diretamente o acesso à Série A.

Pedro Rocha e Diego Hernández destruíram a partida. Foto: Wagner Almeida

De acordo com as estimativas do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a nota mínima para ingresso em 2025 deve ser cerca de 62 pontos, um patamar que assegura 95% de probabilidade de ser classificado para a elite do futebol brasileiro. Para atingir essa marca, o Remo precisaria conquistar duas vitórias e dois empates nos cinco jogos restantes.

Legenda (Wagner Santana)

Se o Leão vencer três partidas, ele alcançará 63 pontos, o que garantirá praticamente seu retorno à Série A. Por outro lado, a UFMG considera que uma pontuação segura é de 66 pontos, o que exigiria quatro vitórias nesta fase final.

Diego Hernández acerta bomba de falta e marca golaço pelo Remo. Foto: Wagner Almeida

Além do acesso, o Remo também pode almejar o campeonato. Segundo o modelo estatístico da UFMG, uma campanha impecável nas cinco rodadas restantes, somando 69 pontos, concederia ao time 99% de probabilidade de conquistar o título da Série B.

Com 49,2% de chance de classificação no momento, o Leão terá uma verdadeira maratona de confrontos diretos na disputa pelo G-4. Nesta sexta-feira (24), a equipe liderada por Guto Ferreira enfrenta o Cuiabá no Baenão, em partida válida pela 34ª rodada. Em seguida, enfrenta Chapecoense, Novorizontino, Avaí e Goiás, todos rivais que ainda almejam o mesmo objetivo.