📷 Osório tem o estilo de jogo ofensivo |Raul Martins / Clube do Remo

Calendário apertado: Remo pode jogar em sequência por torneios diferentes

No começo da temporada de 2026, o Remo pode se deparar com um desafio inédito, devido ao calendário do Campeonato Paraense, o clube azulino pode ter que jogar em dias seguidos em competições distintas o Parazão e a Série A do Campeonato Brasileiro. Ao ser questionada sobre a discrepância, a Federação Paraense de Futebol (FPF) declarou que os clubes aprovaram as datas em congresso técnico.

Camisa azulina - Crédito: Samara Miranda/Remo
Camisa azulina – Crédito: Samara Miranda/Ascom

O conflito terá início no começo de fevereiro, de acordo com a tabela publicada pela FPF, o Remo jogará contra o Águia de Marabá no dia 3, em Belém, pela terceira rodada. Contudo, no dia seguinte, o Leão retorna ao campo para a 2ª rodada da Série A, onde enfrenta o Mirassol no Mangueirão.

Osório vem comandando a pré-temporada azulina em Pernambuco. (Raul Martins / Ascom Remo)

O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, afirmou que a entidade desejava que o Parazão tivesse início mais cedo, na primeira semana de janeiro, a fim de evitar conflitos com competições nacionais, como a Série A. Contudo, os clubes optaram por postergar o começo do torneio, o que gerou um conflito de datas nos jogos do Remo.

Foto: John Wesley

“Foram os clubes que votaram por unanimidade para iniciar no dia 23. A gente quer o melhor possível para os clubes. Não quero ser taxativo em dizer que não pode haver revisão, mas é o que se apresenta agora. Foram os clubes que escolheram essas datas. Aparecem os desafios e vamos fazer o possível para adaptar, caso eles queiram”, disse.

Se as datas forem mantidas, o Remo precisará fazer uma gestão de elenco. A tendência é que a prioridade seja dada à Série A. Como resultado, o Leão Azul poderá jogar contra o Azulão com um time sub-20 ou alternativo.

É importante ressaltar que o presidente do Remo, Antônio Carlos Teixeira, conhecido como Tonhão, declarou que o principal objetivo do clube será a Série A, e que a equipe usará um time alternativo no Parazão. Flamengo e Athletico Paranaense, entre outros clubes brasileiros, já tomaram essa atitude.