Em meio ao descontentamento da torcida do Remo em ver o seu time do coração na Série C do Campeonato Brasileiro, existe um passado que faz todo remista se orgulhar. Há 48 anos, em 1975, a equipe do Remo daquela época enfrentava o Flamengo de Zico, Junior, Liminha, Jaime, Vanderlei Luxemburgo, Rodinelli, entre outros. Com jogadores como Dico, Alcino, Amaral e Mesquita, o Leão Azul calou o Maracanã e venceu pelo placar de 2 a 1. A partida foi válida pela Divisão Principal do Campeonato Brasileiro, essa lembrança foi feita inicialmente pelo portal O Liberal.
Lateral-esquerdo se junta a Richard Franco e deixa o Remo para jogar a Série D
Foi um jogo para ficar eternizado na memória do torcedor azulino, o dia 25 de outubro ficou como uma ótima recordação. O Remo saiu na frente do placar com o atacante e ídolo Alcino. O Flamengo chegou a empatar a partida com o “rei” Zico, deixando para o segundo tempo a definição de uma vitória. O meio-campista Mesquita conseguiu sair da marcação da equipe rubro-negra, marcou o gol da vitória azulina e fez história. Foi o primeiro triunfo de uma equipe paraense dentro do Maracanã.
Herói da partida, Mesquita é agrônomo do Mangueirão atualmente, participa do espetáculo de outra forma. Confira a escalação de Remo e Flamengo para o fatídico jogo que terminou com vitória azulina:
Clube do Remo: Dico; Marinho, Rui, Aderson e Cuca; Elias, Mesquita e Nena; Alcino, Amaral e Caíto (Rodrigues). Técnico: Paulo Amaral.
Flamengo: Renato; Jaime, Rondinelli (Luiz Carlos) e Júnior; Geraldo, Liminha, Rodrigues Neto, Tadeu Ricci e Zico; Paulinho (Caio Cambalhota) e Luisinho. Técnico Carlos Froner.
Veja mais notícias do Remo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube do Remo.