Quando disputava a 1ª divisão do Brasileiro, Remo sofreu com manipulação de resultados; relembre!

Foto: Getty Images

John Textor, dono da SAF do Botafogo, intensificou a polêmica de manipulação de resultados nas últimas semanas e até participou de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e entregou evidências que teriam sido suficientes para a abertura de investigação. Textor acusa um ex-arbitro de cobrar propina após interferência em jogo da quinta divisão do Cariocão.

A manipulação de resultados começou a ser realmente debatida em 2022, mas casos como esse acontecem há mais tempo. O Clube do Remo foi prejudicado quando disputava a Primeira Divisão do Brasileirão, em 1993. Relembre:

Definido! STJD bate o martelo, e Remo sai em vantagem após julgamento de dois casos

O jogo era Remo x Portuguesa e o time azulino alcançou a melhor campanha paraense na história do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Porém, o juiz Válter Senra interferiu para a Lusa sair em vantagem. Um gol de Agnaldo foi anulado injustamente, quatro anos depois, Senra confessou ter trabalhado sob encomenda para um esquema liderado por Ivens Mendes.

O erro grotesco de Válter Senra não impediu o Remo de fazer história. Em 1993, o Leão derrotou equipes como Santa Cruz-PE, Goiás, Vitória-BA, Náutico, Ceará, Fortaleza e o arquirrival Paysandu. Uma belíssima campanha que é guardada com carinho na memória dos torcedores.

Remo
Manipulação de resultados no Brasil pode ganhar novos contornos com as declarações feitas por John Textor. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)