Governo Federal oficializa pedido de paralisação do Campeonato Brasileiro e Série C pode ser impactada

Foto: Andre Penner/AP

O estado do Rio Grande do Sul vive uma tragédia por conta de enchentes que atormentam as pessoas há mais de uma semana. Tendo em vista a situação alarmante, com estádios como Arena do Grêmio e Beira-Rio bastante afetados, o Governo Federal oficializou o pedido de paralisação do Campeonato Brasileiro.

Um ofício, assinado pelo ministro do Esporte, André Fufuca, foi enviado para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta sexta-feira (10). O documento não estabelece prazo de interrupção das competições. O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues, vai analisar o pedido. Resta aguardar os próximos capítulos.

“A CBF, quando define uma competição, faz reuniões de conselho técnico da Série A, B, C e D, e também das competições de base. Se pediram uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada clube, a cada série desses clubes, para que eles possam se posicionar com relação ao documento do Ministério do Esporte”, se pronunciou Ednaldo.

Remo desbanca 4 times da Série A e garante boa colocação em Ranking Digital

paralisação
André Fufuca se tornou ministro do esporte em setembro de 2023. (Marina Ramos / Câmara dos Deputados)

A paralisação dos campeonatos nacionais é uma possibilidade, porém, isso dependerá se o clubes estariam dispostos a abrir mão da disputa. Caso a Série A for paralisada, a Terceira Divisão também deve ser impactada. Na Série C, há três clubes gaúchos: Caxias, São José e Ypiranga.

Ofício apresentado por André Fufuca. (Foto: divulgação)

Todos os jogos envolvendo times gaúchos estão sendo adiados e o estado de RS tem mais chuva prevista. A água demora a descer e preocupa os moradores. Segundo o boletim divulgado na manhã deste sábado (11) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortes chegou a 136. Há ainda 756 pessoas feridas e 125 desaparecidas.

Em meio ao debate sobre paralisação, o Remo entra em campo contra o Floresta-CE, neste domingo (12), às 19h, no Baenão. O time azulino precisa desesperadamente da vitória.