A maior do Norte! Remo figura na frente do rival em média de público e taxa de ocupação dos estádios

Foto: Samara Miranda/Clube do Remo

A última partida do Leão Azul na temporada atual foi contra o Altos-PI, a vitória por 3 a 1 serviu como despedida para a torcida, que verá seu time jogar novamente apenas no próximo ano. As eleições que definirão o futuro presidente do Clube do Remo se aproximam, enquanto o momento decisivo não chega, o jornalista Luizinho Moura, do O Liberal, fez um levantamento em relação a presença de público de duas torcidas do Pará, a do Leão e do Papão. Para isso, levou em conta os números da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e FPF (Federação Paraense de Futebol).

De acordo com a pesquisa, o Remo figura na frente do rival em média de público e taxa de ocupação dos estádios na temporada 2023. Confira números:

Remo de olho! Presidente da FPF faz ‘mistério’ sobre Parazão de 2024: “Teremos muitas novidades…”

O público pagante e o público total (pagantes + gratuidades) foram dois levantamentos separados, sendo esse último utilizado para calcular a taxa de ocupação dos estádios. Mangueirão, Baenão e Curuzu são os palcos que se destacam como objetos de estudo neste panorama. Segundo a pesquisa, em 24 partidas na temporada 2023, o Remo acumulou uma média de público de 12.474, contra 12.318 do Paysandu. O clube azulino também supera o rival na taxa de ocupação dos estádios: 59.9%, contra 49.6%.

Os números são bastante equilibrados, pois o Paysandu se encontra à frente quando o assunto é público total, registrando 332.578, contra 299.377 do Remo. Também supera o Rei da Amazônia em público pagante ao acumular 280.969 neste quesito, enquanto o Clube de Periça ficou com 256.244 em 2023.

O Remo jogou 13 partidas no Baenão e 11 no Mangueirão na temporada atual. Enquanto o Paysandu o Paysandu realizou 17 jogos na Curuzu e dez no Mangueirão.

Um ponto importante a se destacar é que o Paysandu teve dois jogos com portões fechados (que não constam no levantamento) e duas partidas com acesso restrito apenas para mulheres e crianças (estes estão incluídos no levantamento).