O resultado deixou o Remo, sétimo colocado da competição, a apenas quatro pontos do Esmeraldino, atual segundo colocado. (Thiago Gomes / O Liberal)

Com possível acesso do Remo, Pará pode ter recorde de vagas na Copa do Brasil

Um aspecto interessante pode fazer com que a possível ascensão do Remo à Série A do Campeonato Brasileiro seja ainda mais significativa para o futebol do Pará. Se o Leão Azul confirmar seu retorno à elite nacional, o time ingressará diretamente na quinta fase da Copa do Brasil de 2026, o que resultará na abertura de mais uma vaga para o estado do Pará no torneio.

Foto: Claudio Pinheiro / O Liberal

Se isso realmente ocorrer, o Castanhal seria o principal favorecido por essa nova estrutura. Como o clube aurinegro só terá o Campeonato Paraense em seu calendário na próxima temporada, ele passa a torcer fervorosamente pelo sucesso do time azul na competição nacional. É importante ressaltar que o Pará já possui cinco times confirmados na Copa do Brasil de 2026.

Diego Hernández. Foto: Wagner Almeida

Com as alterações implementadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Copa do Brasil aumentará de 92 para 126 clubes em 2026, e no ano seguinte atingirá a marca de 128 clubes participantes. Para esclarecer a questão, a Federação Paraense de Futebol (FPF) consultou a CBF. Se a interpretação for confirmada, o Pará passará a ter seis representantes.

Jogadores do Remo comemoram o primeiro gol contra o Athletico. (Foto: Samara Miranda/Remo)

Que são, Paysandu, campeão atual da Copa Verde Águia de Marabá, Tuna Luso Brasileira e Bragantino, classificados com base no desempenho no campeonato estadual. No momento, o Leão está na terceira posição da segunda divisão nacional e precisa apenas de mais duas vitórias para garantir seu tão esperado retorno à Série A.