Remo
Samara Miranda

Números de gigante: Remo termina 2025 no Top-15 em arrecadação no futebol brasileiro

O Remo finalizou a Série B com resultados significativos fora de campo, reafirmando a força de sua torcida no cenário nacional. Com um faturamento de R$ 15,8 milhões em bilheteiras, o Leão Azul ocupou a 13ª posição no ranking de arrecadação de ingressos entre os 124 clubes que participaram das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. A média de arrecadação por partida foi de R$ 831 mil.

Torcida Fenômeno Azul no Mangueirão - Crédito: Ascom Remo
Torcida Fenômeno Azul no Mangueirão – Crédito: Ascom Remo

Na mesma pesquisa, divulgada pelo Senhor Gol, o Paysandu, mesmo após o rebaixamento na temporada, ocupa a 24ª posição, com uma arrecadação de R$ 7 milhões e uma média de R$ 370 mil por jogo. Em relação ao lucro líquido proveniente da bilheteira, o Remo arrecadou R$ 9,3 milhões, ao passo que o Papão obteve R$ 4,1 milhões.

Torcida remista - Crédito: Samara Miranda/Remo
Torcida remista – Crédito: Samara Miranda/Remo

Além da renda, a quantidade de público também destaca a importância das duas torcidas paraenses no futebol brasileiro. O Remo encerrou a temporada na 18ª posição em público pagante, com 367.476 espectadores nos jogos da Série B. O Paysandu ocupa a 23ª posição, com 203.818 ingressos vendidos. Os dados confirmam Remo e Paysandu como duas das principais torcidas do país.

Torcida azulina no Estádio do Mangueirão - Crédito: Ascom Remo

Embora os números sejam bons, a bilheteira representa apenas aproximadamente 10% da receita total dos principais clubes brasileiros. De acordo com a pesquisa, os direitos de transmissão representam cerca de 30% das receitas, a transferência de jogadores 26%, os patrocínios 18% e o programa de sócio-torcedor 8%, com o restante proveniente de receitas menores.

Com o acesso e maior visibilidade, o Remo começa a fazer parte de uma categoria superior no mercado, alinhando-se ao padrão de distribuição de receitas dos grandes clubes, embora os valores estejam abaixo da média nacional. Nesse contexto, o marketing se apresenta como um elemento estratégico para impulsionar os resultados do clube. Para que o Leão Azul consiga aumentar suas receitas e se estabelecer na vitrine da Série A, é necessário qualificar e fortalecer um setor que, até o momento, é considerado inexpressivo.