📸 Samara Miranda/Remo

Remo adota táticas para reduzir os custos de viagens na Série B

No Brasil, as viagens constantes são parte da rotina de um jogador de futebol, principalmente em um país de tamanho continental. O Remo, que está na Série B do Campeonato Brasileiro em 2025, precisa que o departamento médico e a comissão técnica fiquem ainda mais atentos por causa das longas distâncias que os atletas terão de percorrer durante o torneio.

📸 Samara Miranda / Remo

Até agora, o Leão Azul já disputou oito partidas fora de casa nesta temporada, percorrendo uma distância aproximada de 23.710 quilômetros. Ainda nesse primeiro turno, o time deve percorrer mais de 25 mil quilômetros, incluindo a próxima partida contra o Goiás, em Goiânia. As viagens incluíram deslocamentos para cidades como São Paulo, Curitiba, Maceió e Criciúma. Esta última foi a mais longa, com uma distância de 3.735 quilômetros de Belém a Santa Catarina.

📸 Samara Miranda/Remo

O clube implementa várias estratégias, em colaboração com a diretoria executiva, para prevenir o desgaste excessivo dos atletas, coordenadas pelo Departamento Médico. Uma dessas medidas é preservar o sono dos jogadores evitando viagens durante as madrugadas. Uma demonstração dessa preocupação foi a tática implementada para a partida contra a Chapecoense.

De acordo com Jean Klay, diretor do Núcleo Azulino de Saúde e Performance (Nasp) e médico do Remo, o time deixou Belém rumo a São Paulo, pernoitou na capital paulista, fez um treino e, somente depois, partiu para Chapecó.

📸 Samara Miranda/Remo

Essa estratégia, chamada de stopover, tem como objetivo minimizar os efeitos da viagem e assegurar que os atletas consigam uma recuperação adequada do sono, elemento essencial para o desempenho.

“A nossa estratégia para esse jogo contra a Chapecoense foi fazer o stopover, ou seja, o elenco saiu daqui de Belém e foi para São Paulo, passou a noite em São Paulo, treinou e no dia seguinte seguiu para a Chapecó. Justamente para você quebrar um pouco o efeito desse deslocamento e preservar o sono dos atletas. Essa é uma medida importante”, explicou o médico azulino.

Ambas as equipes marcam
Odd 2.27

Sugestão de aposta

Apesar de os dois times estarem em momentos distintos, o São Paulo costuma manter forte desempenho no Morumbi, enquanto o Fluminense segue com dificuldades na defesa. A tendência é de jogo com gols para os dois lados.