No dia do feriado de adesão do Pará, muitos paraenses comemoram outras datas significativas. O dia 15 de agosto é uma data importante, pois celebra tanto o aniversário da reorganização do Remo quanto a inauguração do Baenão.

O clube azulino, fundado em 5 de fevereiro de 1905, enfrentou um período difícil três anos depois, quando perdeu o contrato de aluguel de sua sede. A situação chegou ao ponto de uma reunião da Assembleia Geral decidir pela dissolução do Remo.
No entanto, alguns membros se opuseram a essa decisão e decidiram apropriar-se dos barcos que pertenciam ao clube, com o objetivo de retomar as atividades quando o “Grupo do Remo”, como era conhecido na época, retornasse.

Em 1910, após várias reuniões entre os integrantes que se opuseram ao fechamento do clube, esses jovens conseguiram alugar novamente a antiga sede.
No ano seguinte, exatamente há 114 anos atrás, Oscar Saltão, Antonico Silva, Geraldo Mota (Rubilar), Jaime Lima, Candido Jucá, Harley e Nertan Collet, Severino Poggy, Mário Araújo, Palmério Pinto e Elzeman Magalhães, levaram de volta os barcos até a antiga sede, decretando a reorganização do clube. Os azulinos responsáveis por esse marco ficaram conhecidos como o Cordão dos Onze Rowers Remistas.
Um dos membros desse grupo, Oscar Saltão, propôs o nome que é conhecido hoje em dia, Clube do Remo, mudança sacramentada em 1914.

“São 114 anos de reorganização do clube. Foi quando surgiu o futebol realmente falando e quando ele se transformou de fato em Clube do Remo, que antes era grupo do Remo. A minha raiz surgiu na fundação do clube. Meu bisavô foi fundador do clube e hoje nós estamos comemorando a reorganização”, explicou o presidente azulino, Antônio Carlos Teixeira.
Inaugurado em 15 de agosto de 1917, o Estádio Evandro Almeida é também conhecido como Baenão. Ele está localizado na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Travessa Antônio Baena.
De acordo com registros do Remo, a casa do Leão foi inaugurada durante as festividades que marcaram o sexto aniversário de reorganização do clube. O estádio azulino recebeu o nome de Evandro Almeida, um atleta e dirigente que faleceu em 1965.
Veja mais notícias do Remo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube do Remo.