Remo
Samara Miranda / ASCOM

Remo condena ofensa racial sofrida por lateral azul; veja a nota

O Remo utilizou seus canais oficiais para se posicionar contra a ofensa racial sofrida pelo lateral esquerdo Sávio. Depois do triunfo recente do Leão, o defensor ironizou o Paysandu, zombando da escolha do Bicola de abandonar o Mangueirão para jogar na Curuzu.

Foto: Thiago Gomes / O Liberal

Segundo o Remo, Sávio foi vítima de uma publicação que extrapolou as fronteiras da rivalidade. Ademais, o departamento jurídico é responsável pelo caso.

Foto: Samara Miranda / Ascom Remo

O delito de injúria racial é definido por lei e acontece quando alguém insulta alguém por causa de sua raça, cor, etnia ou origem nacional. A sentença pode variar de 2 a 5 anos de reclusão, mais uma multa. A partir de 2023, com a implementação da Lei Federal no 14.532, a ofensa racial foi equiparada ao delito de racismo, de acordo com a Lei do Racismo (Lei no 7.716/1989).

Samara Miranda

Confira a nota oficial do Clube do Remo

“O Clube do Remo lamenta e repudia o ato de injúria racial sofrida pelo atleta Sávio nas redes sociais.
Rivalidade é algo diferente das manifestações com teor agressivo e reiteramos nosso repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação, sendo tais condutas não condizem com os valores que defendemos dentro e fora de campo.
A intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser combatidos, seja no esporte ou em qualquer lugar na sociedade.
O Clube está prestando todo o apoio necessário ao lateral e tomará as medidas cabíveis junto ao nosso departamento jurídico e às autoridades competentes para a identificação e responsabilização de tal conduta”.