Time azulino amarga duas derrotas seguidas (Luís Carlos/Ascom Remo)

Remo embala e muda o cenário da corrida pelo acesso; confira as probabilidades

A arrancada do Remo mudou o panorama da Série B do Campeonato Brasileiro, após um período de instabilidade durante a competição, o Leão Azul, sob a liderança de Guto Ferreira, ganhou impulso e conquistou cinco vitórias seguidas, atingindo o G-4 e reacendendo a esperança de retornar à elite.

Guto Ferreira, Crédito: Samara Miranda/Remo

De acordo com análises do Departamento de Matemática da UFMG, a ascensão na tabela elevou as chances de acesso do time de menos de 3% para 49,4%. Atualmente, com 54 pontos em 33 partidas, está empatado com Chapecoense, Criciúma e Novorizontino na disputa direta pelas vagas no topo.

Na liderança, o Coritiba soma 57 pontos e possui 93,6% de chance de acesso, a Chapecoense, com 68,9%, ocupa a quarta posição. O Criciúma, em terceiro lugar, apresenta 67,8%. Atrás do Remo, o Novorizontino apresenta uma probabilidade maior que os azulinos, com 59,9%.

Diego Hernández acerta bomba de falta e marca golaço pelo Remo. Foto: Wagner Almeida

A reação azulina tem a assinatura de Guto Ferreira, que mantém 100% de aproveitamento desde que assumiu o comando. O treinador fez ajustes na defesa, proporcionou mais equilíbrio ao meio-campo e observou o aumento da confiança da equipe a cada partida, transformando o Baenão novamente em um elemento crucial.

As estimativas estatísticas indicam que a corrida pelo acesso está mais intensa do que nunca, equipes que somam até 57 pontos praticamente não têm chances concretas de ascender, com probabilidades inferiores a 0,2%. A partir de 58, o panorama começa a se alterar, ainda que de forma sutil, com 2,3% de probabilidade de acesso.

A marca de 59 pontos já indica 15,7%, ao passo que 60 pontos colocam um time com quase metade das possibilidades (48%) de ascender. Com uma pontuação de 61, as probabilidades aumentam para 78,6%, porém isso ainda não assegura o objetivo.

Pedro Rocha e Diego Hernández destruíram a partida. Foto: Wagner Almeida

O verdadeiro ponto de virada acontece com 62 pontos, momento em que as probabilidades sobem para 95%. Com 63, a probabilidade de acesso é praticamente certa (99,2%), e a partir de 64, a chance de classificação é virtualmente garantida (acima de 99,9%). Na prática, isso significa que, para evitar a incerteza da reta final e depender apenas de si, o Remo precisará superar os 61 pontos.

Na próxima sexta-feira (24), o desafio será fora de casa, contra o Cuiabá, às 21h35, na Arena Pantanal, um confronto direto entre dois postulantes ao acesso. Athletico-PR, Goiás e o próprio Dourado ainda estão na disputa, deixando a reta final da Série B incerta e emocionante.