No dia 12 de abril de 1992, o Remo Leão obteve seu último acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão Azul derrotou o Itaperuna-RJ por 2 a 1 no Estádio Caio Martins, localizado em Niterói (RJ). Lamartine e Formiga marcaram para o time paraense, enquanto Índio fez o gol de honra para o time fluminense.

Os jogadores que formaram a equipe base daquela campanha foram: Paulo Vítor como goleiro Marcelo, Belterra, Silvano e Luís Carlos na defesa; Agnaldo, Alencar e Artur Oliveira no meio de campo; e Formiga, Luciano Viana e Lamartine no ataque. O treinador Waldemar Carabina dirigia a equipe. Ao retornarem a Belém, os jogadores foram recebidos por uma grande quantidade de pessoas no aeroporto de Val-de-Cans.

Até conquistar o acesso, o Remo disputou 26 partidas, obtendo 12 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. Com 40 gols marcados e 25 sofridos, o time se destacou como o melhor ataque do torneio. Formiga foi o artilheiro do time, marcando 9 gols. O Leão Azul ocupou a 5ª posição, enquanto o Paraná-PR foi o vencedor. O time azulino permaneceu na elite nacional por dois anos, sendo rebaixado no ano de 1994.

Um dos ícones daquela vitória foi o meia-atacante Artur Oliveira, provavelmente o melhor jogador do Remo nas últimas quatro décadas. Após deixar o Baenão, ele se transferiu para Portugal, onde passou quatro temporadas no Boavista e três no Porto. Durante esse período, participou de três edições da Champions League e conquistou o tricampeonato português.
Veja mais notícias do Remo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube do Remo.









